21 de mai de 2013

Taquara no Jardim Nicéia

Com a proposta de nos envolvermos mais nas comunidades bauruenses visitamos, há cerca de um mês, o Jardim Nicéia um bairro carente próximo a Unesp. Nos aproximamos dos moradores, principalmente das crianças para criar laços e futuramente desenvolver projetos. Depois de um breve contato com os moradores, um banco feito de bambu foi instalado ao lado do campinho de futebol da comunidade e uma oficina de pipas foi realizada com as crianças. A ideia é despertar o interesse  no bambu e em suas diversas possibilidades. E deu certo. 

Na semana seguinte a nossa visita alguns jovens moradores vieram até a Unesp com interesse em saber mais sobre a cultura do bambu e puderam produzir pequenos utensílios domésticos. Na semana do dias das mães quem compareceu pode fazer um presente para entregar para sua mãe. O Taquara se encontra de portas abertas aos moradores do Jardim Nicéia.

Sempre com a ajuda de membros do Taquara, nas visitas, os jovens acompanham passo a passo como o bambu é plantado, colhido, tratado, até o momento em que se transforma em um objeto de uso do dia a dia. Levando em consideração o interesse demonstrado pelos jovens estamos desenvolvendo a ideia de um curso sobre bambu e suas possibilidades atrelado a realidade deles, algo que possamos reutilizar em outras ocasiões. Para isso teremos que estreitar ainda mais os laços com os moradores do Nicéia e enfrentar as dificuldades já que esse projeto não é algo simples e se trata da relação entre pessoas de diferentes realidades. O trabalho esta só começando! 

Veja mais fotos da ação em nossa página do Facebook.


Texto por: João Pedro Valim

Nenhum comentário:

Postar um comentário