27 de mai de 2013

Taquara recebe escola estadual

Com o intuito de apresentar à comunidade de Bauru a cultura do bambu, uma alternativa aos modos de produção atual, o Taquara se engaja desde a sua criação com projetos sociais. E um deles é a visita constante de alunos do ensino fundamental de Bauru.

No mês de maio, um ciclo foi concluído: a última classe da escola estadual Luis Zuiane visitou a sede do projeto para conhecer as etapas de produção do bambu.

Quando chegaram, ficaram maravilhados com todos os objetos que podem ser feitos de bambu: cadeiras, copos, talheres, andadores, bancos, objetos de decoração e até carvão para churrasco. Depois disso conheceram o maquinário e as etapas de processamento do bambu: in natura, aglomerado e o bambu laminado colado (BLC). Em seguida, para ilustrar a forma como trabalhamos, fizemos uma colher de pau para demonstração. Assim, as crianças aprenderam um pouco sobre a cultura da planta, o que traduz nossa proposta educacional: como o bambu pode ser uma alternativa para famílias, sendo uma fonte de matéria prima sustentável, renovável e de qualidade. 

Após isso, toda a classe, acompanhada de membros do Taquara e dos professores, visitaram a área agrícola. Viram as diferentes espécies que são cultivadas por lá e até ajudaram na colheita. Conheceram assim as etapas de plantio, crescimento e colheita da planta.

É muito gratificante para nós ver que despertamos o interesse das crianças na cultura do bambu e no desenvolvimento sustentável. Todas as salas que nos visitaram se divertiram e aprenderam bastante, agradecemos a todos que participaram da realização desse projeto. O contato continua e o trabalho não pode parar!
Veja mais fotos em nosso álbum do facebook.

Se você também gostaria de nos visitar mande um email para taquaradesign@gmail.com que combinamos, até lá!


Texto por: Verônica de Oliveira Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário