27 de nov. de 2012

Escola visita o Projeto Bambu


Na manhã de hoje professores e monitores da escola bilíngue FourC e 60 alunos , de 4 a 6 anos, fizeram uma simpática visita ao Projeto Bambu guiada pelos membros do Taquara que tiveram de responder as perguntas mais curiosas. As crianças, divididas em 2 grupos, se revezaram e fizeram visitas alternando laboratório, onde conheceram o maquinário usado no processo produtivo do bambu, os produtos que podem ser feitos e observavam a produção de uma colher de pau, e a área agrícola da UNESP, onde puderam se deparar com bambus de várias espécies, cores e tamanhos e ter a experiência de ver um bambu sendo colhido e em seguida seu reaproveitamento na forma de retirada de mudas que foram plantadas em seguida. Os pequenos também foram alertados sobre o "bichinho que gosta de comer bambu" - a broca - que ataca a planta depois de colhida caso não haja tratamento.

Com isso mostramos aos alunos e professores da FourC, em meio a comentários e explicações em inglês e português, o bambu como a fonte de matéria prima sustentável que é, sobre sua versatilidade e, em linhas gerais, o processo que o bambu sofre até se transformar num produto bom para uso doméstico como a colher de pau.

É importante para o projeto a difusão da cultura do bambu e de sua útil versatilidade já que vivemos em tempos de racionalização de madeira e cortar uma árvore nativa é algo proibido. Ao mesmo tempo percebemos a necessidade de estimular a consciência ambiental e consequentemente a sustentabilidade para que o planeta tenha um futuro melhor. 

Para marcar uma visita ao Projeto Bambu da UNESP com sua escola, grupo, faculdade etc, acesse o link e entre em contato conosco!





         

Nenhum comentário:

Postar um comentário