27 de mai. de 2013

Taquara recebe escola estadual

Com o intuito de apresentar à comunidade de Bauru a cultura do bambu, uma alternativa aos modos de produção atual, o Taquara se engaja desde a sua criação com projetos sociais. E um deles é a visita constante de alunos do ensino fundamental de Bauru.

No mês de maio, um ciclo foi concluído: a última classe da escola estadual Luis Zuiane visitou a sede do projeto para conhecer as etapas de produção do bambu.

Quando chegaram, ficaram maravilhados com todos os objetos que podem ser feitos de bambu: cadeiras, copos, talheres, andadores, bancos, objetos de decoração e até carvão para churrasco. Depois disso conheceram o maquinário e as etapas de processamento do bambu: in natura, aglomerado e o bambu laminado colado (BLC). Em seguida, para ilustrar a forma como trabalhamos, fizemos uma colher de pau para demonstração. Assim, as crianças aprenderam um pouco sobre a cultura da planta, o que traduz nossa proposta educacional: como o bambu pode ser uma alternativa para famílias, sendo uma fonte de matéria prima sustentável, renovável e de qualidade. 

Após isso, toda a classe, acompanhada de membros do Taquara e dos professores, visitaram a área agrícola. Viram as diferentes espécies que são cultivadas por lá e até ajudaram na colheita. Conheceram assim as etapas de plantio, crescimento e colheita da planta.

É muito gratificante para nós ver que despertamos o interesse das crianças na cultura do bambu e no desenvolvimento sustentável. Todas as salas que nos visitaram se divertiram e aprenderam bastante, agradecemos a todos que participaram da realização desse projeto. O contato continua e o trabalho não pode parar!
Veja mais fotos em nosso álbum do facebook.

Se você também gostaria de nos visitar mande um email para taquaradesign@gmail.com que combinamos, até lá!


Texto por: Verônica de Oliveira Teixeira.

21 de mai. de 2013

Taquara no Jardim Nicéia

Com a proposta de nos envolvermos mais nas comunidades bauruenses visitamos, há cerca de um mês, o Jardim Nicéia um bairro carente próximo a Unesp. Nos aproximamos dos moradores, principalmente das crianças para criar laços e futuramente desenvolver projetos. Depois de um breve contato com os moradores, um banco feito de bambu foi instalado ao lado do campinho de futebol da comunidade e uma oficina de pipas foi realizada com as crianças. A ideia é despertar o interesse  no bambu e em suas diversas possibilidades. E deu certo. 

Na semana seguinte a nossa visita alguns jovens moradores vieram até a Unesp com interesse em saber mais sobre a cultura do bambu e puderam produzir pequenos utensílios domésticos. Na semana do dias das mães quem compareceu pode fazer um presente para entregar para sua mãe. O Taquara se encontra de portas abertas aos moradores do Jardim Nicéia.

Sempre com a ajuda de membros do Taquara, nas visitas, os jovens acompanham passo a passo como o bambu é plantado, colhido, tratado, até o momento em que se transforma em um objeto de uso do dia a dia. Levando em consideração o interesse demonstrado pelos jovens estamos desenvolvendo a ideia de um curso sobre bambu e suas possibilidades atrelado a realidade deles, algo que possamos reutilizar em outras ocasiões. Para isso teremos que estreitar ainda mais os laços com os moradores do Nicéia e enfrentar as dificuldades já que esse projeto não é algo simples e se trata da relação entre pessoas de diferentes realidades. O trabalho esta só começando! 

Veja mais fotos da ação em nossa página do Facebook.


Texto por: João Pedro Valim