11 de dez. de 2012

Galpão bambuzeria inaugurado no Horto de Aimorés!


Ontem, 10 de dezembro, foi inaugurado o Galpão Bambuzeria na área comunitária do assentamento rural Horto de Aimorés, uma ideia que já vem sendo estimulada desde 2009 quando o Projeto Bambu e o Grupo Taquara encontraram-se com o assentamento pela mediação da Incubadora de Cooperativas Populares (INCOP). Estavam presentes autoridades, investidores (Instituto 3M), alunos e professores da UNESP, integrantes do Viverde e curiosos que tiveram espaço para fazer um pronunciamento e que se emocionaram ao compreender o que todo esse projeto representa para as famílias assentadas, inseridas no projeto. Depois um dos participantes do Viverde, seu Coimbra, fez o primeiro produto do galpão, uma colher de pau, dando início aos trabalhos.

O galpão representa um grande passo para a extensão já que é por sua causa que o estudo desenvolvido na universidade terá espaço físico para ser testado também na comunidade, é a contrapartida da universidade pública para a sociedade acontecendo na prática. Com um local de trabalho adequado as famílias assentadas poderão desenvolver produtos a fim de incrementar a renda e fixar o homem ao campo, objetivo da reforma agrária. Outra vantagem é o fato de o local de trabalho estar agora mais perto de casa, antes os assentados que quisessem trabalhar com bambu tinham que se deslocar até o laboratório da UNESP e andar mais de 15km.

O projeto teve o incentivo de editais e premiações que forneceram os subsídios necessários para tirar a ideia do papel e transformá-la em realidade. O que não vai parar por aqui, já que temos vontade de desenvolver ainda mais a área comunitária do assentamento, fazendo com que cresçam outros saberes como o incentivo a cultura, a leitura, a inclusão digital dentre outros.

Agradecemos imensamente a todos que direta ou indiretamente colaboraram para a realização desse projeto e damos os parabéns àqueles que colocaram a mão na massa e tornaram esse sonho possível. O trabalho não para por aqui, pelo contrário, é agora que começa! Saiba mais sobre o Projeto Bambu e o Grupo Taquara, mande um email para taquaradesign@gmail.com e acesse nosso Facebook.